Equipamentos para andar de Kart Indoor/Aluguel/Rental

Equipamentos para andar de Kart Indoor/Aluguel/Rental

28 de abril de 2020 0 Por Gustavo VdeM

Voltando a dedicar um tempo para o Blog, resolvi falar um pouco sobre um assunto que tenho me dedicado mais intensamente desde 2017.

Uma das primeiras perguntas que se faz quando se é convidado para andar de Kart pela primeira vez, é se precisa ter algum equipamento próprio. E os pilotos que já andam com certa frequencia, sempre procuram por adquirir seus próprios equipamentos para melhorar a sua experiência no kartismo.

De cara já vou dizer que este artigo é destinado para a prática de kart amador, o popularmente conhecido como Kart Indoor, ou Kart de Aluguel, ou Rental Kart. Ou seja, o kart que não é seu e você paga para se divertir por alguns minutos, que é facilmente identificado pela proteção de borracha que envolve o kart para evitar danos e acidentes nos eventuais toques. (foto abaixo)

Aqui vale um parentese para mencionar que a prática do kart indoor vem crescendo muito em todo o Brasil.
Desde a brincadeira entre amigos em uma pista de shopping, até grandes competições de nível nacional, em pistas profissionais, e com pilotos de altíssimo nível.
Aqui mesmo em Maringá-PR, eu organizo uma competição de kart indoor que reúne pilotos de toda a região.
Para saber mais acesse: www.ligadekart44.com.br.

Continuando…
Não conheço todos os kartódromos do Brasil, mas desconheço algum kartódromo com kart para aluguel em que você precise levar algum equipamento. Ou seja, você não precisa ter equipamento próprio!
Mas veja bem, não precisa ter equipamentos de kartismo! Abaixo você vai entender melhor.

Caso você queira participar de alguma competição, pode ser que seus organizadores exijam ou não algum item próprio que você precise adquirir.

Mas isso não quer dizer que você pode correr de qualquer jeito!
Cada kartódromo tem as suas regras para garantir uma boa experiência, e principalmente a segurança do piloto.
Aqui vale ressaltar que o automobilismo em geral, e isso inclui o kartismo, é um esporte de risco! E pode sim acontecer acidentes graves, principalmente se não forem cumpridas as regras determinadas por cada kartódromo.
Não é para por medo, pois eu nunca presenciei um acidente grave no kart indoor, e isso deve-se por toda a segurança pensada para essa atividade.


ROUPAS (PRÓPRIAS)

Realmente você não precisa ter equipamento de kartismo, mas você precisa ir com pelo menos calçado fechado, e de preferência com calça comprida e camiseta manga longa.

Alguns kartódromos permitem correr de shorts ou camiseta manga curta. Então sempre entre em contato com o kartódromo antes para evitar decepções.

Mas assim, vá pelo menos de calça comprida para evitar qualquer contato do kart direto com sua pele. Ah, e se tiver, vá com roupas e calçados mais usados, pois eles podem sujar no contato com graxa, pneus, etc.

Então no mínimo eu recomendo ir com o vestuário:

  • Calçado fechado (tênis, sapatenis, botina curta)
  • Calça comprida
  • Camiseta

Nessa lista abaixo seguem os itens que geralmente são de uso obrigatório durante a pilotagem:

  • Capacete
  • Balaclava
  • Luvas
  • Macacão
  • Protetor de costela
  • Proteção de cabelo comprido

Abaixo irei detalhar os itens que os kartódromos disponibilizam e os itens adicionais que você pode agregar ao seu kit piloto de kart amador.


CAPACETE

O equipamento mais importante e que registra a marca de muitos pilotos.

Esse equipamento é de uso obrigatório, e é disponibilizado por todos os kartódromos, ou seja, você não precisa ter um.

Mas ir com o seu próprio capacete é muito recomendável, pois você garante o ajuste perfeito à sua cabeça, dando mais conforto. E conta com um pouco mais de higiene, pois o equipamento não é compartilhado com os demais clientes. E por fim, garante o estilo e destaque dentro da pista!

O tipo de capacete para kart indoor é o integral (conforme foto acima). Não é permitido capacete que não projeta totalmente a cabeça do piloto (ex: capacete aberto).

Existem diversas numerações de tamanhos de capacetes. Sempre experimente antes o capacete que você vai utilizar, pois cada marca tem sua forma, e até modelos variados de uma mesma marca possuem formas e espumas diferentes, onde uma mesma numeração pode não servir bem em outro modelo/marca. O ideal é que o capacete não fique folgado na sua cabeça, que fique firme em suas bochechas e justo em sua cabeça. Porém não pode causar desconforto ou apertos que machuquem, pois isso pode te desconcentrar durante a pilotagem e/ou causar ferimentos.

Um outro ponto importante do capacete é com relação à sua ventilação, pois existem capacetes possuem pouca ventilação no seu interior, ocasionando muito calor, embaçamento da viseira, ou dificulade de respiração.
Hoje já existem tecnologias e técnicas que evitam que a viseira embace, então é interessante levar esse item em consideração.

Outro ponto é com relação a VISEIRA, pois a maioria dos capacetes vem com a viseira transparente, o que pode incomodar em corridas diurnas. Nesse caso você pode comprar uma viseira escura para proteger os olhos do sol, e nesse caso você deve prestar atenção com relação à forma de substituição de viseira, que pode ser mais fácil em alguns capacetes do que em outros.

Para quem tem capacete de moto e quer dar um estilo mais de “piloto”, pode ser produzido um adesivo, no estilo faixa, que é aplicado na parte superior da viseira, para então dar a sensação de viseira menor e mais esportiva.

Se você também pretende usar o capacete com uma câmera acoplada nele, preste atenção também se tem espaço para fixação do suporte no ponto que você deseja.

Existem inúmeras marcas e modelos. Desde os mais simples feitos para motociclistas de rua, até os específicos para o kartismo.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, OMP, Bell e Arai.

Existem capacetes por menos de R$ 100,00 (de motos) e que os vão além dos R$ 4.000,00 (de kart). Ou seja, para todos os bolsos.
Em teoria o preço está bastante atrelado a qualidade. Mas quando você começa a procurar itens específicos para kartismo, ou automobilismo, o preço sobe significativamente só por se tratar de um esporte mais caro. E isso vale para todos os itens abaixo. Existem também os capacetes homologados CIK-FIA para competições profissionais.
O mais importante é você verificar qual a classe inmetro do capacete, ou seja, até que velocidade de impacto o capacete é homologado. Os karts indoor podem chegar a quase 100 KM/H (dependendo da pista, piloto, e kart).

A partir de R$ 200,00 você já consegue encontrar capacetes legais e seguros.


BALACLAVA

Um equipamento que provavelmente você precisará utilizar se for correr com o capacete do kartódromo, que nesse caso, eles também disponibilizam a balaclava.

A balaclava tem o intuito de reter a maior parte do suor nela, e preservar a higiene do capacete. Alguns pilotos tiram a balaclava pingando suor, principalmente nas corridas durante o dia em pistas abertas.

Então caso você queira prolongar a higiene do seu capacete, considere adquirir uma balaclava.

No kartismo profissional ela também tem o objetivo de conter casos onde chamas possam entrar em contato com a cabeça do piloto (antichamas), que são as homologadas CIK-FIA para competições profissionais. No caso do kart indoor, não é necessário essa especificação, pois são raros os casos onde o kart pega fogo. (Nunca vi)

Existem poucas variações de modelos, onde algumas deixam apenas os olhos de fora, outras deixam espaço aberto para nariz e boca também. Além de ter algumas mais curtas e outras mais longas. Eu prefiro as mais longas. Também existem diferentes materiais de tecidos, que é mais de gosto do cliente. Geralmente são de tamanho único.

Existem bastante empresas brasileiras que fabricam esse item para kartismo. Até mesmo não sendo específicas para o kartismo.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa e OMP.

Os preços dos produtos específicos para kartismo vão de R$ 20,00 a R$ 90,00. Varia muito da composição do tecido, arte e marca.


LUVAS

Para quem começa a correr com uma certa frequencia e quer melhorar a sua pilotagem, a luva pode ser um diferencial, pois ela garante maior conforto e precisão.

A maioria dos kartódromos também fornecem as luvas para utilização. Mas sendo sincero, a maioria das luvas disponibilizadas mais atrapalham do que ajudam. Sempre que eu corria, eu preferia correr sem as luvas do kartódromo, pois escorregavam muito.

Mas depois que adquiri um par de luvas de qualidade para kartismo, foi um salto muito grande no conforto e na aderência que a luva proporciona no volante.

As luvas para kartismo aparentemente são todas muito parecidas, mas existem detalhes que podem fazer a diferença.
A parte mais importante, pra mim, é o material que tem o contato com o volante. As luvas mais baratas dispõe de camurça, que não gera alta aderência. As luvas melhores possuem um material emborrachado, em sua maioria de silicone, que dão um grip – aderência – muito maior.
Além disso existem diferenças na composição do restante da luva, no comprimento do punho, e no tipo de costura (interna ou externa). Existem diversas numerações de tamanhos, onde a luva deve ficar justa à sua mão para proporcionar mais tato. E também as luvas homologadas CIK-FIA para competições profissionais.

Também existem várias empresas brasileiras que fabricam esse item para kartismo. Inclusive existem pilotos que correm com luvas de moto.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa, ULV, Alpinestars, OMP e TS Sports.

Os preços vão de R$ 150,00 a R$ 500,00. Os preços variam mais por conta dos itens mencionados acima e marca.


MACACÃO

Esse equipamento é aquele que faz a pessoa se sentir um piloto “de verdade”!

Alguns kartódromos também disponibilizam esse item para garantir a segurança do piloto e preservar as suas roupas pessoais. E as vezes também adotam a obrigatoriedade do piloto utilizar um macacão para correr. De fato isso torna mais seguro a pilotagem, evitando queimaduras em possíveis contato do braço com o espace do kart, e outros contatos que possam machucar o piloto.

Adquirir um macacão é para quem corre mais frequentemente, pois já é um item mais exclusivo. Conta com personalização do tamanho que é feito sob cada medida do piloto, e com a personalização do design que tem seu nome e outras artes que cada piloto prefere.
Ou seja, não é um item que você consegue recuperar o investimento revendendo depois. Esse item vai ficar com você pra sempre.

As variações de macacão são mais por tipo de material de confecção, pois a maioria segue o mesmo estilo de modelo. Também existem opções com forração ou sem forração. E para quem pensa em dar um salto para o profissional no futuro, talvez já compense olhar macacão homologado CIK-FIA que são exigidos pelas competições brasileiras.
Sem dúvida o critério mais importante é o conforto. Então sempre escolha uma opção/empresa que te garantirá o conforto e que o produto seja completamente personalizado para as suas medidas.

Também existem várias empresas brasileiras que fabricam esse item.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa, ULV, Alpinestars, OMP e TS Sports.

Os preços vão de R$ 250,00 a R$ 1.500,00. Os preços variam por conta do material, forração, personalização, homologação e marca.


SEGUNDA PELE

Geralmente quando se usa o macacão, você utiliza uma camiseta por baixo. No estilo mais profissional, é utilizado uma camisa chamada segunda pele.

Ela é feita de um material que deixa o tecido bem rente ao corpo. Tem a função térmica, gera mais conforto e retem o suor. Desta forma evita a lavagem do macacão com muita frequencia.

Essa segunda pele também é a que aparece quando o piloto deixa o macacão aberto e preso pela cintura, ou seja, ela também faz parte do estilo do piloto e comumente é feita sob customização de design para combinar com o macacão.

Os modelos são similares, variando de mangas curtas e mangas longas.

Possuem diversas marcas tanto no kartismo quanto fora (ex: corrida).
As marcas mais famosas para kartismo: Corsa, ULV e OMP.

Os preços vão de R$ 50,00 a R$ 150,00. Os preços variam por conta do material, modelo e marca.


SAPATILHA

Para os pilotos que não querem utilizar o calçado do dia a dia para o kartismo, ou que não possuem um calçado apropriado, ou também que querem melhorar o conforto e qualidade da sua pilotagem.

As sapatilhas de kartismo geralmente são feitas com um solado mais fino para dar mais sensibilidade ao tato do piloto com os pedais, e também são feitas de um material mais resistente para não danificarem com facilidade.

Existem modelos com o cano curto e cano mais alto, e dos diversos materiais da fabricação de calçados. Também existem as sapatilhas homologadas CIK-FIA para competições.

Possuem diversas marcas tanto no kartismo quanto fora (ex: corrida).
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa, ULV e OMP.

Os preços vão de R$ 90,00 a R$ 500,00. Os preços variam por conta do modelo e marca.


PROTETOR DE COSTELA

Alguns kartódromos também disponibilizam protetores de costela (coletes). Esse item é fundamental para dar mais segurança em possíveis acidentes mais sérios, ou até mesmo, evitar incômodos nos dias seguintes o da corrida pelo contato frequente com o banco do kart, inclusive em toques acidentais.

Se você nunca andou de kart, ou anda com pouca frequencia, muito provavelmente você acordará no dia seguinte com dores por várias partes do corpo. Isso é normal, pois durante a pilotagem do kart você esforça músculos que normalmente você não esforça no dia a dia, ou até mesmo na academia. Procure fazer treinos/exercícios focados para pilotos.

Os modelos são similares e possuem a mesma função. O que diferencia, novamente, é o material. Existem tamanhos diferentes, então experimente antes para não causar incômodos.

Também existem várias empresas brasileiras que fabricam esse item.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa, ULV, Targa, OMP e TS Sports.

Os preços vão de R$ 150,00 a R$ 400,00. Os preços variam por conta do material e marca.


PROTETOR DE PESCOÇO

Um item menos comum, mas que está presente em alguns kartódromos. Ele ajuda a proteger possíveis impactos que você tenha na cabeça provocando torção no pescoço. É raro você ver alguém utilizando no kart indoor, geralmente é mais utilizado por crianças no kart cadete. Também conhecido como protetor cervical (PESCOCEIRA / HANS / LEATTBRACE).

Os modelos são similares e possuem a mesma função. O que diferencia, novamente, é o material. Tamanho único.

Também existem várias empresas brasileiras que fabricam esse item.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa, Targa e OMP.

Os preços vão de R$ 180,00 a R$ 400,00. Os preços variam por conta do material e marca.


PROTEÇÃO DO CABELO COMPRIDO

Agora mais um item super importante! Seja para homem ou mulher, você deve prender muito bem o seu cabelo.

A maioria dos kartódromos instrui a pessoa colocar o cabelo preso dentro do capacete. Alguns kartódromos disponibilizam balaclava específica pra quem tem cabelo comprido, e outros também disponibilizam uma camisa que já possui a balaclava embutida, que faz com que o cabelo fique sempre por dentro da camisa.

Esses cuidados se fazem necessários para evitar acidentes graves onde o cabelo da pessoa enrosca no eixo traseiro do kart, que em alta velocidade, causa ferimentos gravíssimos.

Nunca deixe o seu cabelo a mostra ou solto!


LASTRO

Para algumas competições, mesmo do amador, existem categorias que em sua grande maioria são divididas por peso. Onde alguns pilotos podem querer participar de uma categoria onde o peso mínimo seja mais do que o piloto já tenha.

Para isso existe o lastro, que é um peso (geralmente de chumbo) que o piloto leva junto com ele no kart para atingir o peso mínimo.

Exemplo: Uma categoria que exige pilotos com no mínimo 80kgs, os pilotos de 70kgs que queiram participar precisam providenciar 10kgs de lastro para atingir o mínimo necessário.

Existem diversos modelos de lastro, que em sua grande maioria são improvisados com caneleiras, pacotes, e capas de banco. Não existe nenhum modelo específico para o kart indoor, porém o lastro não deve comprometer a segurança do piloto e dos demais presentes na corrida. O mesmo deve ser fixado em um espaço que não atrapalhe a pilotagem e que não possa cair do kart. Alguns karts já possuem suportes e espaços reservados para o lastro. A autorização é dada por cada kartódromo/competição.

Não existem fabricantes exclusivos para esse tipo de item. E é um item com um valor relativamente alto, dependendo de quantos kgs a pessoa precise.


BOLSA / MOCHILA

Parece não existir mãos suficientes para esse tanto de equipamento, então para isso existem as Bolsas e Mochilas para kartistas.

Elas são feitas de materiais comuns, mas são de formatos específicos para comportar os equipamentos do piloto, principalmente o capacete que tem volume maior e formato incomum.

Existem mochilas pequenas para carregar apenas os equipamentos básicos, bem como mochilas/malas maiores e modernas para carregar itens além do kartismo, mas também itens pessoais para viagens, e com formato especiais para aviões.

Também existem várias empresas brasileiras que fabricam esse item. Dificilmente bolsas/mochilas não específicas para o kartismo comportarão um capacete e demais itens de forma organizada.
As marcas mais famosas para kartismo: Sparco, Corsa, ULV, TS Sports e OMP.

Os preços vão de R$ 130,00 a R$ 1.300,00. Os preços variam por conta do modelo e marca.


Por enquanto é isso.
Espero que tenham gostado do artigo, e se tiverem dúvidas, podem deixar nos comentários que eu respondo.
Valeu!


Abaixo seguem alguns vídeos meus de kartismo e automobilismo em geral.