É preciso Inglês para ir aos Estados Unidos / New York?

É preciso Inglês para ir aos Estados Unidos / New York?

23 de maio de 2018 0 Por Gustavo VdeM

Já vi vários relatos de pessoas que foram pra fora do país sem saber a língua local. Acredito que isso deve funcionar para algumas pessoas que são mais “cara de pau”, mas pela experiência que tive, ir para os EUA sem Inglês é muito difícil. Você acaba perdendo muita informação.

Meu inglês não é fluente, e estou longe ainda, mas consegui me comunicar e entender a maioria das conversas que tive.
Eu senti mais dificuldade em conversar com pessoas que não estavam interessadas em conversar comigo, ou seja, as pessoas que não estavam “vendendo” algo pra mim. Por exemplo, seguranças, atendentes de informações, vizinhos, etc. As pessoas que estavam trabalhando em um ambiente de turismo/comércio se esforçavam bastante para que eu entendesse tudo e também em me entender.
Mas Nova Iorque é um misto do mundo, tem gente do mundo inteiro lá falando inglês com seu próprio sotaque. Alguns sotaques eram mais difíceis que outros (não quero discriminar ninguém aqui… rs).

Minha esposa que foi comigo, não fala inglês, e na opinião dela, sem inglês não tem como se virar lá. Não basta apenas saber os números, cumprimentos, e seu nome. Na maioria dos casos as pessoas interagem com uma segunda, terceira, quarta pergunta, especificando cada vez mais o diálogo. Se você não conseguir entender as perguntas, você provavelmente não irá atingir os objetivos da conversa.

Para palavras específicas que eu não conhecia eu utilizei o próprio App do Google Tradutor no celular. Baixe o App antecipadamente e também baixe os dicionários offline dele. O App Inglês para viagem também pode ser uma ótima ajuda.

Uma ajudinha para nós brasileiros, é que alguns comerciantes falam espanhol ou portunhol, o que pode ajudar em algumas situações, mas mesmo assim acredito é apenas um recurso para algo que você não esteja conseguindo entender em inglês, pois ainda assim não é o nosso Português-BR.

Outra coisa muito interessante, é que além de eu ter conseguido aperfeiçoar e testar meu inglês, com o passar dos dias a minha esposa já conseguia entender algumas coisas que as pessoas falavam.
Isso foi a prova concreta que vivenciar é tudo para aprender um novo idioma!

 

Veja também: Planejando a Viagem para New York para Casal